APRESENTAÇÃO / TRABALHO ESCOLAR


1. APRESENTAÇÃO

Até o ano de 2007, quando foi implantada na rede municipal de Cabo Frio uma matriz curricular unificada para o Ensino Médio, o CMRB contava com uma matriz curricular enriquecida, da qual fazia parte, dentre outras, a disciplina Metodologia Científica. O desenvolvimento de práticas de iniciação científica contribuía para uma formação diferenciada dos alunos, o que era reconhecido, inclusive, ao ingressarem no ensino superior. A partir de então, a orientação quanto aos trabalhos escolares ficou sob responsabilidade de cada professor.
Diante da necessidade de um material comum para a elaboração e apresentação desses trabalhos, este manual foi organizado pela Supervisora Escolar e pelas Multiplicadoras Tecnológicas.  Não se tratam de orientações rigorosamente baseadas nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) por considerarmos a etapa do Ensino Médio como inicial ao trabalho acadêmico-científico.
Além de apresentar informações técnicas comuns, a serem utilizadas pelos professores e alunos, o manual pode favorecer a organização dos trabalhos, estimular o estudo, a leitura e a pesquisa e, principalmente, contribuir para o avanço das práticas de iniciação científica, uma vez que, investir na leitura e na pesquisa na escola é contribuir para a formação de cidadãos pensantes e criativos, capazes de fazer uma nova leitura do mundo.


2. TRABALHO ESCOLAR

Os trabalhos escolares fazem parte da formação técnico-científica dos estudantes, uma vez que levam o aluno a buscar em outras fontes, elementos complementares àqueles que são apresentados pelos professores.
Como sabemos, desde as séries iniciais, a escola solicita que os alunos façam trabalhos, sejam individuais, sejam em grupo, para serem apresentados por escrito e/ou oralmente. Os anos se passam e as queixas permanecem: dificuldades na leitura, na pesquisa, na escrita, na elaboração e apresentação dos trabalhos...
A comunicação escrita é, certamente, mais exigente do que a comunicação oral, pois implica em esforço intelectual, além de pressupor certas habilidades. Portanto, redigir, principalmente um trabalho escolar, não é uma tarefa simples, descompromissada de determinadas regras.
No trabalho escolar não cabe a total reprodução ou cópia de textos. Ao contrário, é oportunidade para que o aluno se sinta AUTOR do seu trabalho e não apenas mero reprodutor das idéias dos outros.

Para elaborar um trabalho escolar é necessário:
1º) Escolher o assunto ou tema;
2º) Buscar informações;
3º) Fazer um roteiro do trabalho;
4º) Escrever uma redação provisória a ser relida;
5º) Escrever a redação final.