ORIENTAÇÕES PARA LEITURA


10. ORIENTAÇÕES FUNDAMENTAIS PARA A LEITURA

Não basta ir às aulas para se garantir o êxito nos estudos. É preciso, principalmente ler e ler bem. Quem não sabe ler não sabe resumir, não sabe anotar os pontos principais da aula e, finalmente, não sabe estudar. Os livros, os dicionários, assim como a internet são as ferramentas de trabalho dos estudantes.
O progresso da ciência e da tecnologia no mundo de hoje processa-se em um ritmo veloz e ocasiona gran­des mudanças em todos os setores. É, portanto, exigido do homem um ajustamento constante a necessidades que estão sempre mudando.
Em vista disso, a leitura tem hoje um novo significado, que é o de permitir a atualização das pessoas, tornam-se, assim, indispensáveis ao homem moderno. Cabe à escola, portanto, não só ensinar o aluno a ler, mas também ensiná-lo a utilizar a leitura como fonte de in­formação e recreação.

Orientações básicas
- Cada texto, cada capítulo e, mesmo, cada parágrafo tem uma idéia principal, um conceito fundamental. Em primeiro lugar precisamos descobrir quais são essas idéias.
- O mau leitor lê palavra por palavra, como se todas tivessem igual valor. O bom leitor lê idéias e as hierarquiza enquanto lê, de maneira a encontrar a idéia principal ou a palavra-chave. Mas isto é fruto de treinamento, de exercício.
- A idéia principal aparece sempre numa constelação de idéias que gravitam à sua volta. É importantíssimo para a compreensão do texto, discernir o principal e o secundário, os pormenores mais importantes ou menos importantes.
- Sublinhar ou destacar, usando marcador de texto, ajuda a colocar em destaque as idéias principais, as palavras-chave e os pormenores importantes. Não devemos sublinhar longos períodos, basta sublinhar as palavras-chave.
- O domínio cada vez mais amplo do vocabulário enriquece nossa compreensão e a velocidade na leitura. Mas como aumentar nosso vocabulário? O melhor recurso é a leitura.
- Diante de uma palavra desconhecida, não devemos interromper a leitura, mas assinalar ou anotar a palavra para, ao final, verificarmos o sentido no dicionário.
- Quem lê bem, lê de lápis na mão, um bloco de apontamentos e um dicionário ao lado, à procura das idéias principais e dos pormenores importantes, já preparando caminho para o resumo ou esquema daquilo que leu.
- Quem aprende a ler e a tirar grandes proveitos do estudo através da leitura passa a encontrar tempo para ler e a fazer a leitura cada vez mais depressa e com melhor compreensão.

LEITURA PARA FINS DE ESTUDO
Ao fazer uso da leitura para fins de estudo, o aluno tem em mente algum objetivo específico: adquirir conhecimentos, responder a uma pergunta, esclarecer dúvidas, participar de uma discussão, escrever um texto...
Nesse tipo de leitura será imprescindível garantir a retenção das informações. A memorização, porém, não é um fato puramente mecânico, que se ad­quire pela repetição pura e simples dos dados. É, ao con­trário, um processo inteligente, cuja eficácia depende de muitos fatores como a atenção e a concentração, a compreensão do que se lê e sua utilização posterior. Um dos fatores mais decisivos para ga­rantir a retenção é o estabelecimento de relações signi­ficativas entre os dados, ou seja, a habilidade de organi­zar as informações.
A organização das informações mostra-se muito mais eficiente, quando, em vez de um processo pura­mente mental, o leitor as registra, buscando suas inter­relações. O tipo dessas anotações depende do objetivo da pesquisa e pode constituir-se em anotações breves ou pormenorizadas, assim como pode variar quanto ao estilo (resumos ou esquemas).

HABILIDADES DE ESTUDO
A partir do momento em que o aluno aprende a ler, passa a usar a leitura para fins de estudo em várias situ­ações de aprendizagem. Como na leitura informativa são usadas ge­ralmente obras especializadas, torna-se necessário que o aluno adquira habilidades especiais para obter maior rendimento nessa atividade.
Essas habilidades, chamadas habilidades de estu­do, são:
·         Habilidades para selecionar informações;
·         Habilidades para ajustar a velocidade da leitura aos objetivos visados e à natureza do material;
·         Habilidades para compreender o que se lê;
·         Habilidades para avaliar as informações;
·         Habilidades para organizar, reter e usar as infor­mações colhidas.

TÉCNICAS DE LEITURA PARA ESTUDO

Na leitura para fins de estudo, o aluno utiliza as três técnicas: a leitura exploratória para a seleção de fontes e consulta a índices; a leitura dinâmica para a visão ge­ral sobre o assunto; a leitura compreensiva para adqui­rir as informações e organizá-las.
1) Leitura exploratória - ler passando os olhos ­para localizar informações como na consulta a índices, catálogos, dicionários, ou mesmo a capítulos, quando o objetivo é localizar um assunto;
2) Leitura dinâmica - ler rapidamente - para apre­ender o todo do texto e adquirir visão geral sobre o as­sunto;
3) Leitura compreensiva - ler intensamente - para apreender as idéias e detalhes do texto.

HABILIDADES PARA COMPREENDER O QUE LÊ
As habilidades de compreensão da leitura são de­senvolvidas, habitualmente, pela leitura fundamental e pelo incentivo à reflexão em todas as atividades peda­gógicas. É um processo gradual, que envolve uma série de habilidades como:
  • Correlacionar o texto de leitura com experiências anteriores;
  • Estabelecer relações de tempo, causa e efeito etc;
  • Reconhecer o significado das palavras desconhecidas;
  • Identificar as ideias principais, os pormenores e ideias implícitas;
  • Localizar palavras-chave e organizar esquemas ou quadros sinópticos;
  • Perceber a intenção do autor;
  • Apreciar textos, julgando-os pelo interesse que despertam;
  • Como em todas as outras, as habilidades de com­preensão são de aquisição gradual.