SOBRE A PESQUISA


3. SOBRE A PESQUISA

A PESQUISA NO COTIDIANO
Quanto mais complexa se torna a sociedade, mais frequentemente a pesquisa está presente no cotidiano de vida das pessoas. Se precisamos comprar um produto, pesquisamos preços, marca, validade, qualidade... Se vamos viajar, pesquisamos sobre o local, onde hospedar, onde alimentar... Se queremos informações sobre um curso ou um trabalho, pesquisamos sobre as ofertas, condições financeiras, aspectos favoráveis e desfavoráveis...

A PESQUISA NA ESCOLA
A pesquisa na escola precisa ser feita de modo mais formal do que a pesquisa do cotidiano, pois envolve diretamente o conhecimento científico. Trata-se da chamada pesquisa científica: “investigação feita com o objetivo expresso de obter conhecimento específico e estruturado sobre um assunto preciso.” (Bagno, 2000:18).
Pesquisar é uma palavra de origem latina (perquiro), que significava “procurar, inquirir, perguntar, indagar bem, aprofundar a busca”. Podemos perceber que o próprio significado da palavra indica a idéia de uma busca feita com cuidado e profundidade.
A pesquisa na escola deve, portanto, seguir determinados critérios. Por isso, ao solicitar uma pesquisa, o professor deve orientar aos alunos quanto às fontes, à organização, apresentação do trabalho, etc. O ideal é que os alunos recebam um roteiro para o desenvolvimento da pesquisa. Ao professor cabe ensinar a aprender, ensinar como pesquisar, orientar o aluno a desenvolver o olhar crítico para selecionar os dados importantes.
 Muitas vezes os alunos entendem que pesquisar é apenas copiar textos de livros, enciclopédias, internet, etc. Sem negar que o momento da reprodução é importante para que se possa produzir um novo texto, precisamos avançar no desenvolvimento do espírito científico e desenvolver habilidades de pesquisa. Para isso, é necessário que o aluno passe pelo momento de reescrever o texto com suas próprias palavras, incluindo citações de autores, chegando ao ponto de criar seu pensamento próprio.
No Ensino Médio, de modo especial, é importante o aluno entrar em contato direto com a atividade de pesquisa, pois, além de enriquecer a sua formação geral, esta experiência pode dar-lhe condições de enfrentar desafios futuros de modo mais criativo e autônomo. Quem não aprendeu a pesquisar, quando chegar à universidade ou à vida profissional, vai encontrar muita dificuldade...
A pesquisa na escola tem como propósitos principais despertar uma nova mentalidade em relação ao estudo e incentivar a vocação científica. Neste sentido, seria muito bom que os alunos fossem estimulados a realizarem pesquisas permanentes e não se limitassem a alguns trabalhos pontuais.[1]
No CMRB, de modo especial, temos o desafio é transformar a atividade de pesquisa numa verdadeira fonte de construção de conhecimento, uma vez que a pesquisa é o foco central da metodologia indicada no projeto político-pedagógico do Colégio.  





















[1] Sugestões para a pesquisa permanente: 1) Alunos levarem notícias de jornal ou revista que lhes pareceram  interessantes, divertidas, estranhas, absurdas, horríveis... para comentários em sala, gerando debate. 2) Falar sobre programas de TV ou rádio. 3) Fazer relatório informal de um passeio, viagem, visita a um museu, a um espetáculo de teatro, de um filme... (Bagno, 2000: 58-59).