7. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
Na construção do trabalho escolar o autor deve estar atento para a necessidade de planejá-lo e organizá-lo com base em uma estrutura lógica de pensamento e apresentação.
Todo trabalho científico deve ter começo, meio e fim, formando um todo coerente, evolutivo e conclusivo, que se expressa através da seguinte estrutura:
• Introdução
• Desenvolvimento
• Conclusão
Podemos fazer, simbolicamente, a comparação com a visita a uma casa. Primeiro, ao entrar, temos uma visão geral da casa (= Introdução). Depois, vamos observando os detalhes e já podemos especificar melhor cada parte da casa, descrever seus objetos, etc (= Desenvolvimento). Por fim, ao sairmos, podemos dar nossa opinião sobre a casa, fazer nossas considerações finais (= Conclusão).[1]
INTRODUÇÃO
O que é
- Introdução é uma apresentação, objetivo uma visão panorâmica do que o leitor encontrará no texto.
- É o ponto de partida do texto.
- A introdução encaminha o leitor para o desenvolvimento do texto, atuando como uma espécie de “roteiro”.
- A introdução já é parte constante do texto e não um simples pré-texto decorativo.
Orientações gerais
- Deve ser sintética e escrita de forma clara, breve e simples.
- Reforçar, deixar claro “o quê” se pretende (= os objetivos) e “por que” se vai dizer ou refletir sobre aquele assunto (= justificativa).
- Deve incentivar o leitor a querer ler o texto.
- Pode conter de 3 a 4 parágrafos, variando proporcionalmente ao texto completo, não ultrapassando 5% do total do texto.
DESENVOLVIMENTO
- O que é
- É o corpo do trabalho, que tem por objetivo expor os resultados da pesquisa desenvolvida.
- É o miolo, a substância mesma do texto.
- É a parte mais longa do texto, em que idéias, conceitos, informações de que se dispõe serão desenvolvidos de forma organizada e criteriosa.
Orientações gerais
- Deve ser organizado por partes, de acordo com as propostas do texto e as informações disponíveis.
- Incluir dados essenciais do estudo feito, seguindo um encadeamento de idéias de maneira lógica, coerente, objetiva.
- Pode ser subdividido em tópicos ou subtítulos.
- Cuidar atentamente das partículas de transição, que devem estabelecer relações, principalmente entre os parágrafos.
- Documentar ou ilustrar com gráficos, mapas, figuras, fotos, etc, incluídos no próprio desenvolvimento ou em anexo.
- Incluir citações bibliográficas, pois enriquecem o texto, tornando os argumentos mais consistentes.
CONCLUSÃO
O que é
- È o encerramento do trabalho, ou seja, a parte final do texto, um resumo forte e sucinto de tudo aquilo que já foi dito.
- Não é um simples resumo final, mas sim a afirmação sintética da idéia central do trabalho.
- É a parte onde o autor coloca seu ponto de vista, avalia os resultados obtidos e propõe soluções e aplicações práticas.
Orientações gerais
- Apresentar as contribuições que o estudo trouxe para compreensão do tema abordado.
- A apreciação crítica do autor não deve perder de vista os objetivos do trabalho.
- As propostas de ação incluídas na conclusão não devem adquirir “ares de profecia”.
- Deve ser breve, claro e não ultrapassar os limites dos dados apresentados no desenvolvimento.
- Não se pode apresentar dados novos, que não apareçam no desenvolvimento.
- Pode-se incluir perguntas ou problematizar alguns aspectos do trabalho que leve a outra pesquisa.
8. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
Como já foi dito, todo trabalho escolar deve seguir determinadas normas na sua organização. No CMRB, os trabalhos deverão conter essencialmente as seguintes partes:
· Capa
· Sumário (se for o caso de trabalho mais extenso)
· Desenvolvimento
· Conclusão
· Bibliografia (ou Referências Bibliográficas)
· Anexo(s) (se for o caso)
CAPA
- Cabeçalho no alto da página, incluindo ou não o brasão do município.
- Título/tema do trabalho e subtítulo, se houver: logo abaixo, centralizado.
- Nome completo do autor ou autores e número do diário de classe: abaixo do título, em ordem alfabética - centralizado.
- Série, turma, disciplina, professor(a) - à direita.
- Cidade e ano: embaixo, centralizado
* Ver modelo na parte de ANEXO deste manual.
SUMÁRIO
- Enumeração das principais partes do trabalho, com indicação da página correspondente após a linha pontilhada, sem indicar a palavra página.
- Contar a capa e a folha com o sumário, sem numerá-las.
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA e/ou WEBGRAFIA
- Ver orientações no item 4 deste manual.
ANEXO(S)
- Nos anexos são incluídos os documentos que têm a finalidade de complementar o trabalho, tais como: fotos, recortes de revistas ou jornais, artigos, gráficos, mapas, tabelas, figuras, desenhos, etc.
- Não esquecer de colocar a legenda logo abaixo do documento, ou seja a fonte de onde foi retirada.
- Estes documentos podem estar incluídos no desenvolvimento do trabalho, ou colocados em anexo.
9. FORMATAÇÃO DO TRABALHO
Os trabalhos poderão ser digitados ou escritos manualmente (manuscrito), de acordo com a orientação do professor.
Orientações para os trabalhos manuscritos:
- Devem ser feito à caneta, com letra legível.
- Preferencialmente usar papel almaço pautado.
- Não deve ser utilizada folha arrancada do caderno e cheia de pontinhos, sobras do espiral- Não usar borda nas margens em nenhuma página, nem mesmo na capa.
- Se for o caso de incluir ilustrações, somente utilizar figuras ou gravuras que correspondam ao texto.
- A capa deve seguir as orientações contidas no item 8 deste manual, ou seguir orientações do professor.
Orientações para os trabalhos digitados:
- Papel: branco, tamanho A4.
- Tamanho da letra (fonte): 12.
- Nos títulos: letras todas maiúsculas, tamanho da fonte: 12 ou 14.
- Espaçamento entre linhas: 1,5.
- Tipo de letra: time new roman ou arial (Não usar letra tipo “fantasia” na capa).
- Se o trabalho tiver mais de 3 páginas, as páginas serão numeradas, em algarismo arábico. Os números começam a ser indicados a partir da Introdução, contudo, a contagem do número de páginas inicia-se a partir da capa, sendo omitidos os seus números.
- Margem esquerda e direita: 3 cm.
- Não usar borda nas margens em nenhuma página, nem mesmo na capa.
- Se for o caso de incluir ilustrações, somente utilizar figuras ou gravuras que correspondam ao texto.
- Grampear o trabalho do lado esquerdo.
- A capa deve seguir as orientações contidas no item 8 deste manual.
[1] Homenagem póstuma ao Professor Marco Antonio Azevedo, (Língua Portuguesa e Literatura), do Colégio Estadual Miguel Couto, que utilizava essa comparação em suas aulas.